Alimentos que aceleram o envelhecimento da pele

Para retardar o envelhecimento da pele, muitos de nós confiamos em tratamentos faciais naturais anti-envelhecimento e rituais de beleza. Porém, você já pensou em sua dieta? Você sabia que certos alimentos aceleram seu envelhecimento? Nós contamos tudo a você.

Por mais difícil que seja para algumas pessoas ouvir, o envelhecimento da pele é um fenómeno natural inevitável: com o tempo, a nossa pele vai perdendo a elasticidade e deixando aparecer as primeiras rugas. 

Se não podemos fazer nada para o impedir, podemos atrasar este envelhecimento, nomeadamente aplicando cuidados naturais específicos mas também monitorizando a nossa dieta alimentar. 

Na verdade, certos alimentos aceleram o envelhecimento da pele, por isso é melhor consumi-los com moderação.

Quais alimentos aceleram o envelhecimento da pele?

Nosso patrimônio genético, mas também o fumo, a poluição, o sol e até o estresse, são em parte responsáveis ​​pelo envelhecimento prematuro da pele. Mas eles não são os únicos. Para prevenir o envelhecimento da pele , outros parâmetros devem ser levados em consideração. 

E entre eles, alimentos: açúcar, sal, cafeína, ácidos graxos saturados, que impacto na nossa pele?

Comer muitos açúcares pode ser ruim para nossa pele. Na verdade, os pesquisadores propuseram um fenômeno chamado “glicação” : certos tipos de açúcares, em particular a glicose e a frutose, se ligam às proteínas presentes em nosso corpo , o que causa uma reação química. Essas proteínas transformadas terão efeitos prejudiciais nas fibras de colágeno e elastina: elas se aglomerarão entre elas e ficarão duras.

Como resultado, a pele perderá sua elasticidade e tônus ​​e deixará aparecer rugas. Além disso, essas proteínas também produzirão radicais livres com impacto direto na produção de ácido hialurônico, elastina e colágeno, moléculas preciosas da juventude. Resultado, a pele fica opaca e a tez embaçada.

Sal

sal é, também, responsável pelo envelhecimento precoce da pele . Na verdade, um excesso de sódio causa perdas significativas de água em nossa pele. Por isso, desidrata-se mais rapidamente, torna-se seco, opaco: os sinais de envelhecimento tornam-se então mais visíveis. Para reduzir a ingestão de sal, substitua-o por ervas aromáticas .

O álcool

Não é de surpreender que o álcool também seja ruim para a pele , especialmente quando já está madura. Na verdade, o álcool desidrata a epiderme , o que acelera consideravelmente a formação de rugas. Além disso, as bebidas alcoólicas dilatam os vasos sanguíneos, causando vermelhidão na pele . Esse fenômeno de envelhecimento da pele é amplificado quando o álcool é combinado com o cigarro.

Cafeína

Também tome cuidado com a cafeína que não faz muito bem à nossa pele se for consumida em grande quantidade . Na verdade, ele causa uma diminuição na produção de colágeno enquanto promove a desidratação celular . Nossa pele fica, portanto, enfraquecida e muito menos flexível, o que proporciona um terreno fértil para a instalação das rugas. No entanto, a cafeína pode ter efeitos positivos se usada em tratamentos faciais , especialmente para descongestionar as bolsas sob os olhos ou erguer a pele.

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Carnes vermelhas grelhadas

Se for muito grelhada, a carne também pode afetar a juventude da sua pele.

 Na verdade, este último irá causar inflamação em seu corpo, prejudicial à nossa epiderme (além de ser cancerígeno). Em vez disso, prefira uma dieta rica em antioxidantes que ajudem a lutar contra os radicais livres responsáveis ​​pelo envelhecimento prematuro da pele. 

Esses antioxidantes são encontrados principalmente em frutas e vegetais.

Separamos também um vídeo especializado sobre o assunto que você pode ver:

Leite

Consumido em grandes quantidades, o leite também pode causar impacto na pele. Ao promover a obstrução dos poros de nossa epiderme, promove imperfeições e, assim, leva ao envelhecimento precoce da pele.

Para limitar os efeitos do tempo na sua pele, privilegie acima de tudo uma alimentação saudável e equilibrada

Consuma regularmente frutas e vegetais da estação, ovos, peixes gordurosos ricos em ômega 3 ou mesmo nozes. 

Pense também em frutos do mar, grãos inteiros, legumes. Limite o consumo de gorduras e dê preferência aos óleos vegetais, como azeite de oliva ou noz, soja ou óleo de semente de uva . Por fim, não se esqueça de beber bastante água, pelo menos 1,5 litro por dia, para combater o ressecamento da pele.

Fonte: Wikipedia.

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