O que é menopausa?

O que é menopausa?

A menopausa é uma parte natural do processo de envelhecimento. O primeiro estágio da menopausa – perimenopausa – começa a afetar a capacidade de reprodução da mulher. A perimenopausa geralmente começa entre 40 e 40 anos e pode durar de três a cinco anos.

Uma mulher é considerada na menopausa quando passou 12 meses sem menstruar. A idade média de início da menopausa nos Estados Unidos é de 51 anos.

A perimenopausa e a menopausa são desencadeadas por hormônios que flutuam e diminuem. Muitas partes do corpo são afetadas com o declínio dos níveis hormonais. Esses incluem:

  • sistema reprodutivo
  • trato vaginal
  • sistema urinário
  • sistema nervoso
  • coração
  • cérebro
  • ossos
  • pele

Um sintoma comum frequentemente associado a alterações hormonais é a dor.

Mudanças hormonais

Seu ciclo menstrual é regulado pelo hormônio luteinizante e pelo hormônio folículo estimulante. Esses dois hormônios são produzidos na glândula pituitária. Eles estimulam os ovários a produzir estrogênio e progesterona. Durante a perimenopausa e a menopausa, esses hormônios flutuam e podem causar os seguintes sintomas dolorosos.

Cãibras e sensibilidade nos seios

As mudanças na menstruação podem ser acompanhadas de cólicas mais dolorosas e intensas do que antes. Você também pode sentir aumento da sensibilidade mamária antes e durante a menstruação. E você pode descobrir que seu fluxo menstrual é leve em alguns meses e intenso em outros.

Enxaqueca

As flutuações no estrogênio estão associadas a dores de cabeça da enxaqueca. Você pode ter enxaquecas pela primeira vez ou ver um aumento na gravidade ou frequência durante a perimenopausa.

Algumas mulheres têm a reação reversa e observam uma redução na ocorrência de enxaqueca ao entrar na menopausa. Isso pode ocorrer porque altos níveis de estrogênio podem desencadear dores de cabeça e a diminuição dos níveis pode causar uma diminuição.

Dor nas articulações

A menopausa pode causar dores nas articulações que podem afetar os joelhos, ombros, pescoço, cotovelos ou mãos. Lesões antigas nas articulações podem começar a doer. Com o passar do tempo, você pode começar a notar que sente mais dores nessas áreas do que antes. Isso porque o estrogênio ajuda a reduzir a inflamação. À medida que seus níveis diminuem, a inflamação pode aumentar, causando desconforto e artrite relacionada à menopausa.

Hematomas

A parte externa do corpo também é afetada por hormônios flutuantes e em declínio. Níveis baixos de estrogênio podem causar uma diminuição na elasticidade da pele. Também diminui a capacidade da pele de reter água, que usa como proteção contra ferimentos. Isso torna a pele mais fina, resultando em hematomas dolorosos. As costas das mãos são particularmente sensíveis a hematomas.

Fibromialgia

Para mulheres com diagnóstico de fibromialgia , a menopausa pode aumentar a sensibilidade à dor. A fibromialgia é uma condição de dor crônica frequentemente diagnosticada pela primeira vez em mulheres que entram na perimenopausa ou menopausa.

Alguns sintomas da menopausa, como dor, fadiga e secura vaginal, se sobrepõem aos associados à fibromialgia. Por esse motivo, nem sempre é fácil determinar qual problema está causando os sintomas.

Dor durante a relação sexual

A dor às vezes pode acompanhar o sexo durante a menopausa. Isso pode tornar a manutenção da intimidade um desafio. Mas as mulheres podem encontrar maneiras de manter sua vida sexual prazerosa durante a perimenopausa, menopausa e depois.

O estrogênio, o hormônio que está em falta durante a menopausa, ajuda a manter os tecidos vaginais elásticos. Também apóia a produção de umidade na vagina, o que ajuda a tornar o sexo confortável. À medida que os níveis de estrogênio diminuem, os tecidos vaginais ficam mais finos. Isso pode tornar a relação sexual dolorosa. A vagina também se torna menos lubrificada e mais propensa a inflamação, secura e laceração.

Atrofia vaginal também pode ocorrer. Isso pode fazer com que a vagina encolha e encurte o comprimento. A atrofia vaginal é frequentemente acompanhada por sintomas do trato urinário, como:

  • vazamento urinário
  • ardor ao urinar
  • necessidade urgente de urinar

Mudanças nos níveis hormonais também podem criar uma redução no desejo sexual e uma menor capacidade de se tornar sexualmente estimulado. Isso pode dificultar ainda mais a lubrificação da vagina.

Essas mudanças podem acontecer a qualquer momento durante a perimenopausa ou menopausa.

Conversando com seu médico

Não espere para procurar ajuda para a dor. A maioria das dores relacionadas à menopausa pode ser reduzida ou eliminada com remédios caseiros, tratamento médico ou mudanças no estilo de vida.

O tipo de desconforto que você sente pode determinar o tipo de médico que você consulta. Você pode querer começar com seu ginecologista.

Uma boa maneira de se preparar para uma consulta é anotar seus sintomas. Quanto mais específico você for, melhor. Por exemplo, suas dores de cabeça são de um lado da cabeça ou por todo o lado? Você consegue dizer se a dor que sente durante a relação sexual é dentro da vagina ou na vulva? (A vulva inclui os lábios interno e externo da vagina, o clitóris e a abertura externa da vagina.) Quanto mais detalhes sobre a dor que você sente, mais bem armado seu médico estará para analisar seus sintomas e ajudar a tratá-los.

O seu médico irá fazer-lhe uma análise ao sangue para determinar os seus níveis hormonais. Você também pode fazer o teste de hipotireoidismo ou tireoide hipoativa. Essa condição apresenta muitos sintomas semelhantes aos da menopausa.

Como a dor da menopausa é tratada?

Dor, desconforto e outros sintomas da menopausa podem ser tratados de maneiras diferentes. Os tratamentos para redução da dor incluem:

  • Medicamentos para dor de venda livre (OTC), como AINEs, podem ajudar com dores nas articulações ou dores de cabeça.
  • As bolsas de gelo podem ajudar a reduzir a dor nos joelhos e na região lombar.
  • Suplementos dietéticos, como óleo de prímula, podem ajudar a reduzir a sensibilidade mamária.

Converse com seu médico antes de começar o tratamento em casa, para determinar os benefícios versus os riscos para você.

Fitoestrogênios ou estrogênio vegetal, como produtos de soja, podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa em algumas mulheres. No entanto, esse tratamento é controverso. Certifique-se de discutir esta opção com seu médico antes de começar.

A relação sexual dolorosa pode diminuir sua qualidade de vida se não tratada. Alguns tratamentos incluem:

  • Usar lubrificantes vaginais antes da relação sexual pode ajudar a tornar o sexo mais confortável.
  • O uso de hidratantes vaginais diariamente alivia a irritação, reduzindo o desconforto e o ressecamento.
  • Comer alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 pode ajudar a manter maiores níveis de umidade vaginal.
  • Manter-se hidratado bebendo muita água ou outras bebidas com alto teor de eletrólitos pode ajudar a prevenir o ressecamento.
  • Tomar estrogênio vaginal, uma forma de terapia de reposição hormonal (TRH) , pode ajudar a reduzir a secura e aumentar o conforto durante o sexo.
  • A aplicação de cremes tópicos contendo estrogênio pode ajudar a aliviar os sintomas vaginais.
  • Manter uma vida sexual ativa pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para a vagina e reduzir o adelgaçamento das paredes vaginais.

Outras maneiras de aumentar o fluxo sanguíneo para a vagina incluem acupuntura, exercícios aeróbicos e ioga.

Dicas de exercícios para se manter ativo

Manter-se ativo pode ajudar a reduzir dores no corpo e tonificar os músculos, tornando-o menos suscetível a lesões. Se você achar que os joelhos doendo dificultam a corrida, a dança ou a caminhada rápida, tente usar joelheiras. Eles fornecem compressão, o que pode ajudar a manter os joelhos ativos confortáveis. Eles também tornam as lesões menos prováveis. Você também pode renunciar à pista de corrida para a piscina. A natação é uma alternativa fácil para o corpo e pode ajudá-lo a esquecer qualquer dor que esteja sentindo.

Outras maneiras de reduzir a dor podem incluir massagem muscular profunda, acupuntura, aplicação de calor ou frio e hipnose. Se você fuma ou tem outros hábitos que afetam negativamente sua saúde, tente eliminá-los. Isso pode aumentar a sensação de vigor, melhorar a circulação e reduzir o estresse, o que pode ajudar a reduzir a dor.

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