O estresse causa perda de cabelo?

O estresse causa perda de cabelo?

É possível?

A perda de cabelo é clinicamente conhecida como alopecia. Tanto homens quanto mulheres podem sofrer perda de cabelo durante a vida. Se você está enfrentando queda de cabelo, ela pode ser causada por estresse.

Continue lendo para aprender como o estresse pode afetar a saúde do seu cabelo, se seus efeitos são permanentes e o que você pode fazer para ajudar a estimular o crescimento.

Tipos de queda de cabelo relacionada ao estresse

Nem toda queda de cabelo é causada por estresse. Existem três tipos de queda de cabelo associados a altos níveis de estresse:

Eflúvio telógeno

O eflúvio telógeno (TE) ocorre quando há uma mudança no número de folículos capilares que estão gerando cabelo. Se essa mudança ocorrer durante a fase telógena – ou de repouso – do crescimento do cabelo, pode resultar em queda.

Este afinamento pode não ocorrer em toda a cabeça. Geralmente é visto em manchas, especialmente no centro do couro cabeludo. Pessoas afetadas por TE geralmente não perdem todos os cabelos do couro cabeludo.

Em casos mais extremos, você pode ter queda de cabelo em outras partes do corpo. Isso inclui as sobrancelhas ou a área genital.

TE pode ser o segundo tipo de queda de cabelo mais comum visto por dermatologistas. Isso pode acontecer com homens e mulheres de qualquer idade.

A queda de cabelo que ocorre com o TE é totalmente reversível . TE não danifica permanentemente os folículos pilosos. A causa de seu TE afetará se seu cabelo crescerá novamente em poucos meses ou mais.

Alopecia areata

Alopecia areata (AA) é uma doença auto-imune. Ela se desenvolve quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares. Isso pode ser desencadeado por estresse e pode resultar em queda de cabelo.

O cabelo pode se perder em manchas redondas no couro cabeludo ou por todo o couro cabeludo. Em uma forma mais grave de AA conhecida como alopecia universalis, o cabelo é perdido de todo o corpo.

O cabelo pode voltar a crescer e cair repetidamente ao longo de um período de tempo. AA pode afetar homens e mulheres de qualquer idade, afetando mais de seis milhões de pessoas nos Estados Unidos.

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Não há cura conhecida para o AA, embora existam alguns medicamentos prescritos que podem ajudar as pessoas com mais de 50% de queda de cabelo.

Tricotilomania

A tricotilomania também é conhecida como transtorno de puxar os cabelos . Envolve o desejo de arrancar o cabelo do couro cabeludo ou de outras partes do corpo. É considerado um distúrbio de controle de impulso.

Você pode descobrir que puxar o cabelo acontece sem pensar muito, como quando você está entediado ou distraído. O puxão de cabelo também pode ser mais intencional e usado como meio de aliviar o estresse ou outras emoções negativas.

O cabelo puxado do couro cabeludo, das sobrancelhas e dos cílios costuma ser perceptível. Isso pode causar estresse adicional, perpetuando o ciclo do transtorno.

A tricotilomania se desenvolve com mais frequência em pré-adolescentes e pode durar a vida toda. Embora não esteja claro o que causa a tricotilomania, a pesquisa sugere que pode ser genético.

A queda de cabelo relacionada ao estresse é permanente?

Se a queda de cabelo for causada por estresse, é possível que ele volte a crescer com o tempo. A taxa de crescimento será diferente para cada pessoa.

O crescimento do cabelo humano ocorre em um ciclo de quatro fases.

O couro cabeludo humano médio tem cerca de 100.000 folículos capilares. A qualquer momento, cada um de seus folículos capilares está em uma fase diferente deste ciclo:

  • Fase anágena. Esta é a fase de crescimento do cabelo. Dura de dois a sete anos
  • Fase catágena. Esta é uma fase curta de duas semanas que ocorre quando o folículo piloso começa a encolher.
  • Fase telógena. Esta é uma fase de descanso de três meses.
  • Fase exógena. Esta fase ocorre quando o folículo muda o cabelo e começa um novo crescimento.

Se sua queda de cabelo foi provocada por estresse, administrar seu estresse pode ser a chave para retornar a uma taxa saudável de crescimento do cabelo.

O que você pode fazer

Existem várias coisas que você pode fazer para reduzir a queda de cabelo e estimular um novo crescimento.

Dieta e nutrição

Comer uma dieta equilibrada e nutritiva com alimentos integrais é necessário para a saúde do seu corpo – e do seu cabelo.

Embora seja importante incluir todas as vitaminas essenciais em uma dieta saudável, algumas podem ser vitais para o crescimento do cabelo:

  • Vitamina C.Esta vitaminaé essencial para a construção de colágeno, o tecido conjuntivo da pele encontrado nos folículos capilares. Os alimentos que contêm vitamina C incluem frutas cítricas, brócolis, pimentão e morango.
  • Vitamina B. Este complexo de muitas vitaminas promove um metabolismo saudável, bem como pele e cabelo saudáveis. As vitaminas B podem ser encontradas em alimentos como folhas verdes, feijão, nozes e abacate.
  • Vitamina E.Esta vitamina contém antioxidantes potentes , que podem contribuir para um couro cabeludo saudável. Os alimentos ricos em vitamina E incluem sementes de girassol, espinafre, azeite, brócolis e camarão.

Se você não está recebendo o suficiente desses nutrientes em sua dieta, converse com seu médico sobre os suplementos. Eles podem discutir suas opções e recomendar a melhor dosagem para você. Você nunca deve adicionar suplementos nutricionais à sua rotina sem a supervisão do seu médico.

Manter-se devidamente hidratado também é essencial para uma boa saúde geral. Cada célula do seu corpo depende da água para funcionar corretamente.

Os homens devem tomar 15 1/2 xícaras de água por dia e as mulheres 11 1/2 xícaras por dia. Essa quantidade pode vir de alimentos, água e outras bebidas. Uma meta razoável é beber 8 copos de água por dia e permitir que o resto venha de sua dieta e de outras bebidas.

Gerenciamento de estresse

Aprender como gerenciar com eficácia seus níveis de estresse pode ajudá-lo a reduzir o risco de queda de cabelo futura. Claro, isso geralmente é mais fácil de dizer do que fazer.

Você pode ter que tentar várias técnicas diferentes de gerenciamento de estresse antes de descobrir o que funciona para você.

Maneiras populares de reduzir o estresse:

  • Exercício. O exercício é uma ótima maneira de eliminar o estresse. Experimente fazer uma caminhada leve diária, inscrever-se para uma aula de dança ou fazer alguns trabalhos no quintal.
  • Hobbies. Ocupar-se com algo que você gosta de fazer pode ser uma ótima maneira de combater o estresse. Considere fazer trabalho voluntário, juntar-se ao grupo de teatro da comunidade local, plantar um jardim ou iniciar um projeto de arte.
  • Escrevendo. Experimente reservar alguns minutos todos os dias para escrever sobre seus sentimentos e as coisas que lhe causam estresse. Rever os itens diários que desencadeiam seu estresse pode ajudá-lo a descobrir maneiras de lidar com ele.
  • Respiração e meditação. Os exercícios de meditação e respiração são ótimas maneiras de se permitir focar no momento presente. Você também pode experimentar técnicas que combinem meditação com exercícios físicos, como ioga ou tai chi.